A pergunta repete-se e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) quer respostas. Perante um cenário em que 60% dos jovens portugueses têm ficado, anualmente, fora do Ensino Superior, é urgente discutir novas soluções para aumentar os públicos das Universidades e Institutos Politécnicos portugueses.

A primeira sessão da Convenção Nacional do Ensino Superior, cujas inscrições já decorrem, é dedicada inteiramente ao tema, cobrindo o espectro de matérias com interferência direta no acesso e frequência às Instituições de Ensino Superior, designadamente condições de vida dos estudantes, sistema de ação social e bolsas de estudo, formação ao longo da vida e inovação pedagógica. A iniciativa arranca a 7 de janeiro em Lisboa, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

A Convenção, associada à hashtag #EnsinoSuperior2030, pretende lançar uma nova agenda para os próximos 10 anos do sistema de Ensino Superior português e interromper a tendência de estagnação no número de estudantes que, nas palavras da Reitora do ISCTE-IUL, Maria de Lurdes Rodrigues, representa “um défice enorme nas qualificações dos portugueses”. Maria de Lurdes Rodrigues sublinha ainda que, nesta primeira sessão, serão analisadas “as várias dimensões desse problema, uma vez que há coisas a mudar em todas elas”.

A antiga Ministra da Educação vai mais longe, referindo que “se o problema já é muito grave nos jovens, nas gerações mais velhas é talvez pior: nos últimos anos assistiu-se a uma diminuição drástica nas universidades do número de estudantes com mais de 23 anos”.

Os painéis que constituem a primeira sessão, estarão organizados de forma inovadora: cada tema vai ser apresentado por um perito, que introduzirá o Estado da Arte do tema, seguindo-se debates, moderados pelos vários Reitores, que envolverão políticos, investigadores, estudantes e representantes de movimentos associativos e coletivos. Os painéis serão encerrados por um membro do Governo, com o objetivo de conhecer o posicionamento do Executivo sobre as diversas matérias.

A primeira sessão da Convenção Nacional do Ensino Superior será encerrada pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.As novidades relativas à Convenção Nacional do Ensino Superior podem ser acompanhadas através do site oficial e da página oficial no Facebook.